Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

CAMAFEU DE OXÓSSI

CAMAFEU DO MERCADO
Em homenagem ao lendário "Camafeu de Oxóssi, compus a música "Camafeu do Mercado" que gravei no meu cd "Capoeira Popular Brasileira" acompanhado do violão 7 cordas de Julião Pinheiro. Confiram a gravação no vídeo logo abaixo a definição de Jorge Amado sobre o amigo.


Jorge, o Amado, em seu livro “Bahia de todos os santos: guia das ruas e mistérios da cidade do Salvador”, assim definiu Camafeu de Oxóssi:


“Camafeu de Oxossi, Obá de Xangô, solista de berimbau de capoeira e proprietário da Barraca São Jorge, aberto em riso, cercado de objetos rituais, de obis e orobôs, ensina mistérios da Bahia às loiras turistas de São Paulo ou Nova Iorque. A cortesia é grande, o saber maior, o preço barato. Se lhe pedirem, ele tomará do berimbau e tocará... No Mercado, em meio a seus orixás, aos colares e às figas, queimando o incenso purificador, rindo sua gargalhada, saudando São Jorge, Oxossi, rei de Ketu, o grande caçador, Camafeu comanda a música, o canto e a dança. Um baiano dos mais autênticos, um dos guardiões da cultura popular.”

Camafeu também foi homenageado em música composta por Martinho da Vila que ainda teve regravações de CANDEIA e LUIZ CARLOS DA VILA.

Para saber mais sobre Camafeu de Oxóssi leiam a matéria abaixo:

http://spirituslitterae.blogspot.com/2009/03/camafeu-de-oxossi-o-personagem-vivo-de.html