Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Encantos do Cordel

No dia 31 de agosto apresentei no Sesi Jacarepaguá, dentro do projeto Poesia no Sesi, o espetáculo "Encantos de Cordel" onde mesclo poemas e músicas de minha autoria com clássicos da música popular brasileira. Abaixo o poema que dá nome ao show e algumas fotos registradas por Dani Monteiro.

ENCANTOS DO CORDEL
Autor: Victor Lobisomem

Meu cordel tem encanto e tem magia
Vem do povo a minha inspiração
Que brota feito semente no chão
Ou então das nuvens da fantasia
Que derramam uma chuva de poesia
Me inundando de criatividade
E me fazem voar com liberdade
Nas asas de um pavão misterioso
Ver o mundo de um jeito mais formoso
Poder ir aonde sinto vontade

Vou a feira e a universidade
No asfalto e nos becos da favela
Na escola de samba e na novela
No sertão, na roça e na cidade
Nas mansões da alta sociedade
E também junto ao povo da rua
Comentando a verdade nua e crua
Ou contando histórias inventadas
De dragões e princesas encantadas
Ou do Santo Guerreiro lá na lua


Com meus versos eu posso viajar
Pras estrelas ou pra São Saruê
Com João Grilo e o Saci Pererê
Num cavalo alado eu montar
Passear galopando a beira mar
E encontrar a Donzela Teodora
Com Canção de Fogo e o Caipora
Lampião junto a Antonio Silvino
O cordel vem traçando o meu destino
Me levando pelo infinito afora


Nem tudo é romance e aventura
Na vida de um poeta popular
Há pelejas difíceis de enfrentar
Pra honrar a nossa literatura
Pra seguir nessa estrada da cultura
Fui no inferno e ainda bebo fel
Mas com fé um dia eu chego ao céu
Por enquanto na arte eu mergulho
E hoje posso dizer com muito orgulho
Sou mais um dos poetas do cordel.

 Alan Rocha - Violão e cavaquinho
 Cacá Franklin - Percussão
 Victor Alvim - Voz e berimbau
 Luciano Oliveira - Acordeon
 Igor Stuart - Zabumba e surdo
 Marcia Guzzo - Voz