Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Maria Bethânia, "Capoeira de Besouro" e Paulo César Pinheiro

O CD "Capoeira de Besouro", com as canções que Paulo César Pinheiro fez para o musical "Besouro Cordão de Ouro", de 2006, chega agora às lojas pelo Quitanda, selo que Maria Bethânia tem na Biscoito Fino. Besouro, o mítico capoeirista em torno do qual giram os versos do compositor, é de Santo Amaro, Bahia, terra da cantora, que ouvia histórias sobre o personagem na infância. Bethânia está lançando "Amor, Festa e Devoção", registro em CD duplo e DVD de seu último show, que traz três músicas de Pinheiro.

Os dois trabalhos estão, portanto, entrelaçados. Mas Pinheiro, ao falar dos CDs, nos quais a religiosidade é latente, defende que não é só isso. "Dizem que coincidências não existem, que as coisas já estão postas e as tramas vão se formando para chegar a elas. Acredito nisso. Mestre Camisa toca berimbau no disco e escreve o texto do encarte sobre os diferentes toques da capoeira. Quando comecei a conversar com o Gringo Cardia sobre a capa, seguindo a ideia de Bethânia de trabalhar como se o CD fosse um cordel, ele me disse que foi capoeirista e que Camisa foi seu mestre".

"Capoeira de Besouro" dialoga com "Amor, Festa e Devoção" ao tratar de um Brasil que Bethânia define como "mais caboclo, mais quieto, mais pensativo".

No dia 5 de novembro, na sede da gravadora Biscoito Fino no Rio de Janeiro, aconteceu o lançamento dos cds "CAPOEIRA DE BESOURO" de Paulo Cesar Pinheiro e "AMOR, FESTA, DEVOÇÃO" de Maria Bethânia. A festa contou com a presença do elenco do espetáculo BESOURO CORDÃO DE OURO, que ao lado de Mestre Cobra da ABADÁ-CAPOEIRA cantaram e jogaram capoeira.

Gabriel Cavalcanti e a turma do Samba da Ouvidor fizeram uma bonita roda de samba com direito a canja de Glória Bomfim sob os olhares atentos dos anfitriões Bethânia e Paulo.

Matéria no jornal O GLOBO

Maria Bethânia, Paulo Cesar Pinheiro, Mestre Cobra e o elenco do espetáculo BESOURO CORDÃO DE OURO

Fonte: http://gazetaonline.globo.com/

2 comentários: